31 janeiro 2006

Laptop em Davos




Segundo o site Terra - Tecnologia, foi lançado ontem, em Davos/Suíça, o laptop de U$100,00 do MIT/Negroponte.
O laptop opera a uma velocidade de 500 MHz, cerca da metade da velocidade de processamento dos laptops comerciais, e será equipado com o sistema operacional Linux ou algum outro sistema gratuito.
Ainda segundo o site e as imagens promocionais, o computador pode ser armado como um livro eletrônico, uma televisão ou um computador.
A manivela amarela serve como fonte de energia alternativa, ou seja, 1 minuto de manivela garante 10 minutos de conexão. (?)
Procurei dados sobre isso e encontrei no site do MIT a resposta do próprio Negroponte para a questão da conectividade dos laptops:

Quando estas máquinas saírem da caixa, farão suas próprias redes P2P. Isto é algo desenvolvido inicialmente no MIT e no laboratório de meios. Nós também estamos explorando maneiras de conectá-las à espinha dorsal da Internet, com custo muito baixo."
Em outro trecho é dito que:
"Os laptops terão banda larga wireless que permite que trabalhem como uma rede; cada laptop poderá "falar" com seus vizinhos mais próximos, criando uma rede local."
Pelo que entendi, ou este problema de conexão com a internet ainda não foi resolvido ou os dados do site estão desatualizados.

Será que em tempos de podcasts, blogs, wikis, Google earth e muito mais estas máquinas farão a "inclusão digital" e a melhoria no ensino?
O que acham?


14/03/2006 - Via Su, na lista de discussão